INSCREVA-SE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Macbeth - Shakespeare - Resumo da obra

Conteúdo apresentado através de seminário de Literatura Inglesa











Resumo
            Macbeth e seu amigo Banquo eram generais do exército da Escócia. Enquanto cavalgavam, ouviram vozes. Tratava-se de três bruxas que profetizaram que Macbeth ganharia o cargo General de Cawdor – o de mais alta confiança do Rei, e posteriormente, seria coroado Rei da Escócia.
            Somente poderia tornar-se rei os filhos ou, na ausência destes, o general de Cawdor. Tendo isso em vista, Macbeth sabia que para essa profecia tornar-se realidade, seria necessário atravessar a hierarquia de algumas pessoas, mas principalmente do filho do Rei, o jovem Malcom. Além disso, seu amigo Banquo, que já o avisara que essa ambição traria a ele muitas consequências, era a principal testemunha profecia das bruxas e desconfiaria de qualquer atitude de Macbeth.
            Após vencerem uma batalha contra a Noruega, os generais foram procurados por mensageiros de Duncan, naquele momento, Rei da Escócia, que informam a eles que o Rei quer parabenizar Macbeth pela vitória contra a Noruega e que irá torná-lo general de Cawdor.
            Com a primeira parte da profecia já realizada, Macbeth acredita mais ainda nas bruxas de que logo seria coroado Rei. Resolve então contar os ocorridos para sua esposa, que exercia forte influência sobre ele e decidem cometer uma série de assassinatos, começando pelo amigo Banquo. 
            A sua esposa então, começa a tramar a morte do Rei Duncan para logo tornar-se rainha. Organiza uma festa em sua casa com o pretexto de que todos assistissem à morte de um traidor do Rei. A festa acontece e o homem é enforcado. Quando todos os hóspedes vão dormir, a esposa de Macbeth dá orientações a seu esposo de como tudo deveria ser feito. Começa então servindo vinho aos camareiros que fazem a guarda do Rei, e isso os faz dormir mais profundamente. A caminho do quarto onde o Rei dormia, Macbeth começa a ter visões de um punhal, o que estranha. Ele então entra no quarto e mata o Rei com o punhal. Logo em seguida, Macbeth começa a ter outras visões, a ouvir vozes, mas logo acha que tudo aquilo era só imaginação. Sua esposa coloca o punhal usado nas mãos de um dos camareiros com o objetivo de incriminá-los. Ao amanhecer, os mensageiros do Rei chegam para acordá-lo e deparam-se com o Rei morto. Aos gritos, todos acordam e Macbeth, encenando desespero, mata os camareiros do Rei na frente de todos, dizendo que aqueles eram os perigosos assassinos.
            O filho do Rei, Malcom e seu companheiro, o nobre Macduff, fogem para a Inglaterra, com medo de serem incriminados pelo assassinato.
            Macbeth que já era general de Cawdor, e na ausência de filhos do Rei, é então coroado Rei da Escócia. Porém, já na festa de seu reinado, o fantasma do Rei Duncan e de Banquo aparecem para ele. Sua esposa, agora chamada de Lady Macbeth, que antes poderia ser condiderada uma mulher tímida, recatada e de bem, após revelar sua ganância, egoísmo e poder de persuadir o esposo, também passa a ter delírios e crises de sonambulismo.  Em uma dessas crises, Lady Macbeth, inconscientemente revela ao médico e à sua camareira que a observavam, que tem culpa nos assassinatos. Faz repetidamente o gesto de lavar as imaginárias manchas de sangue das mãos e isso também a denuncia. Posteriormente, Lady Macbeth comete suicídio.
            Macbeth, ignora a morte da esposa, argumentando que ela teria que morrer "em uma melhor hora." Cansado de ter visões, Macbeth vai consultar novamente as bruxas. Numa segunda profecia, as bruxas dizem que ele só seria derrotado se um “bosque chegasse ao castelo”, e que ele não precisaria preocupar-se, pois “nenhum homem nascido de mulher” poderia matá-lo, porém avisa-o para tomar cuidado com Macduff, o nobre que fugiu com Malcom, filho do Rei.
           Ambas as profecias pareciam impossíveis: que um bosque chegasse ao castelo e que existisse de um homem que não houvesse nascido de mulher, assim, Macbeth sentia-se seguro mas, por precaução , manda matar a esposa e todos os filhos de Macduff. 
            Mensageiros procuram Macduff na Inglaterra, e quando contam a ele a tragédia com sua família, Macduff decide voltar para a Escócia, mas para guerrear contra Macbeth.
               Com a ajuda de 10.000 homens do exército inglês, aproximam-se então do castelo. Os soldados ingleses, para se camuflarem, seguravam troncos e ramos de árvores e isso, sendo visto de longe, parecia um bosque ou uma montanha em movimento, cumprindo-se então a primeira parte da segunda profecia das bruxas.
            Começa então a guerra entre os exércitos e o duelo entre Macbeth e Macduff. Durante a luta, Macbeth diz ao oponente que está seguro porque nenhum homem nascido de mulher poderia matá-lo, mas Macduff revela a ele que não nasceu, e sim, foi tirado prematuramente do ventre da mãe por cesariana. Macduff então mata Macbeth e tira-lhe a cabeça. Assim, em grande festa, Malcom, filho do Rei Duncan é então coroado e consagrado Rei da Escócia.



Resumo da obra elaborado por Mônica Lima Falsarella

99 comentários:

  1. Parabéns pelo site. Este foi o melhor resumo sobre esse conto que eu encontrei. Muito sucesso,

    Victor.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Victor!

    Muito obrigada! Seja sempre bem-vindo ao Crase!

    Abraço,

    Mônica

    ResponderExcluir
  3. Também faço Letras - Port / Inglês. Me ajudou muito o texto

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rian!

    Que bom que o texto o ajudou! Volte sempre!

    Abraço,

    Mônica

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada, me ajudou demais mesmo! x) by: Thaís Rutz

    ResponderExcluir
  6. gostei muito do seu resumo,
    mas tenho uma dúvida,está de acordo mesmo com o
    original? - Samuell

    ResponderExcluir
  7. olá MÔnica gostei muito do seu resumo, parabens.
    Mas tenho uma duvida, esse resumo está mesmo de acordo com o original? - Samuel

    ResponderExcluir
  8. Genial, assim consegui entender Macbeth, toda a drama que aconteceu.Obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Que bom que gostou!

    Abraço!

    Mônica Lima Falsarella

    ResponderExcluir
  10. Adorei! foi o resumo mais completo que achei, me ajudou muuuito a fazer meu trabalho.

    Vittoria

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Fico feliz por isso!

    Abraço!

    Mônica Lima Falsarella

    ResponderExcluir
  12. Esse ano na minha escola entre os vários livros escolhidos o Macbeth foi um deles. Já li duas vezes, a adaptação e a obra prima, como é um livro com uma linguagem mais complexa a leitura da adaptação me auxiliou bastante na compreensão dele.

    Leiam, pois é uma história bem interessante. Obrigada Mônica, pelo resumo, foi útil pra relembrar a história para a prova que será amanhã.

    ResponderExcluir
  13. adorei, foi o melhor resumo que encontrei sobre Macbeth. lavínia

    ResponderExcluir
  14. Olá, Letícia!

    Agradeço a você pela contribuição!

    Abraço!


    Mônica

    ResponderExcluir
  15. obrigada, está otimo!!

    ResponderExcluir
  16. Obrigada, Maria Eduarda!

    Abraço.

    Mônica Lima Falsarella

    ResponderExcluir
  17. Ficou perfeito , e ajudou muito tbm .. Obrigada (: // Isabella

    ResponderExcluir
  18. Oi, Isabella!

    Muito obrigada pela participação!

    Abraço!


    Mônica Lima Falsarella

    ResponderExcluir
  19. Prezada, boa tarde!
    Estou fazendo um trabalho sobre o livro, mais precisamente do texto original em forma de peça, mas gostaria de sua autorização para usar o seu texto narrativo, na integra, em meu trabalho. Farei as devidas referencias, e até te mando uma cópia se quiser. Desde já grato e no aguardo.

    Att. Eduardo Nunes.
    Aluno da Faculdade de Letras da UFRJ
    Letras: Português e Literaturas.

    ResponderExcluir
  20. Prezada, boa tarde!
    Ma chamo Eduardo e sou aluno da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Estou fazendo um trabalho sobre o Macbeth, e gostaria de tua autorização para usar o teu texto, na íntegra, em meu trabalho. Farei as devidas referencias e até envio cópia do trabalho... Meu e-mail para contato, caso autorize é nss.eduardo@gmail.com

    Desde já grato. No aguardo.

    ResponderExcluir
  21. Olá, Eduardo!

    Fico feliz em colaborar! Obrigada por pedir autorização!

    Se puder enviar uma cópia para mim, serei grata!

    monyf@gmail.com

    Abraço!

    Mônica Lima Falsarella

    ResponderExcluir
  22. Obrigado! De certo mandarei...
    Depois confirma seu e-mail, por favor. Tentei te enviar um e-mail de agradecimento e está voltando, e diz que o e-mail não é válido.

    Att.
    Eduardo Nunes

    ResponderExcluir
  23. Oi, Eduardo!

    Desculpe-me. Digitei de forma errada o e-mail.

    monylf@gmail.com

    Agora sim!

    Abraço!

    Mônica Lima Falsarella

    ResponderExcluir
  24. Muito bom o resumo, ajuda mesmo. O único detalhe é que se estiver de acordo com a versao original, o assassinato do Rei Duncan é planejado e executado primeiro. O assassinato de Banquo é consequencia, pois o mesmo é legitimo herdeiro direto do trono, daí a necessidade de seu assassinato logo apos o do rei.

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    Você tem razão! Será alterado! Muito obrigada pela ajuda!

    Seja sempre bem-vindo!

    Mônica Lima Falsarella

    ResponderExcluir
  26. adoro esse classico de shakespeare eu ja tinha lido esse livro

    ResponderExcluir
  27. Olá!

    É realmente um ótimo livro!

    Obrigada pela participação!

    Mônica Lima Falsarella

    ResponderExcluir
  28. Mônica, primeiramente quero parabenizá-la pelo espaço linguístico de interação!

    Depois, caso você tenha a peça escrita sobre o livro Macbeth, gostaria de lhe solicitá-la, por gentileza, pois na faculdade na Disciplina de Literatura Inglesa, deveremos apresentá-la, poderia ser a contribuição, a peça produzida por Eduardo Nunes, como cita nos comentários.

    Mandarei um e-mail para você, lhe certificando.

    Fico no aguardo!


    Obrigado!

    Abraço!

    Deus Abençoe Você, Hoje e Sempre!!!



    Att.
    Márcio Sérgio
    Graduando em Letras - 2012.2

    ResponderExcluir
  29. Olá, Márcio!

    Fico feliz que tenha gostado do nosso espaço!
    Infelizmente não tenho a peça...
    O leitor Eduardo Nunes talvez não tenha conseguido enviá-la para mim.
    =(

    Apenas devo informá-lo de que a ordem das mortes de Banquio e do Rei estão fora de ordem, por isso será feita uma "errata", ok?

    Seja sempre bem-vindo!

    Mônica Lima Falsarella

    ResponderExcluir
  30. Muito bom o resumo! Vou ver a Ópera no Teatro Municipal e seguramente me ajudou na compreensão do enredo. Obrigada!

    ResponderExcluir
  31. Olá, Suely!

    Muito obrigada! Que maravilha, assistir a uma ópera, ainda mais em se tratando de Shakespeare! Aproveite por mim, ok?

    Abraços,

    Mônica Lima Falsarella

    ResponderExcluir
  32. Adoreii o Resumo, mto bom, me ajudou mto..
    Yasmiim Malcheer

    ResponderExcluir
  33. Olá, Yasmiim!

    Fico muito feliz que você tenha gostado!
    Volte sempre!

    Abraços,

    Mônica Lima Falsarella

    ResponderExcluir
  34. Adorei o resumo só queria corrigir que seu primeiro alvo era o rei duncan

    ResponderExcluir
  35. Olá, Henrique!

    Você tem razão! Estou há tempos precisando corrigir isso!

    Obrigada por lembrar e pela participação.

    Seja sempre bem-vindo!

    Mônica Lima Falsarella

    ResponderExcluir
  36. Ai que historia facinante.amei e comovente .massa!

    ResponderExcluir
  37. Que bom que gostou!

    Volte sempre!

    Mônica Lima Falsarella

    ResponderExcluir
  38. ajudou muito,obrigada! Amo esse livro

    ResponderExcluir
  39. Olá!

    Também amo essa obra!!

    Muito obrigada pela participação!

    Mônica Lima Falsarella

    ResponderExcluir
  40. oi gostei do resumo
    mas esta de acordo com o livro original

    ResponderExcluir
  41. Olá Mônica !
    Adorei o resumo feito por ti, me ajudou muito pois terei que fazer uma peça sobre este livro e uma música, tava muito complicado antes de eu ver este resumo.
    Mas depois que vi me ajudou bastante !

    ResponderExcluir
  42. Olá!

    Fico muito feliz em ter-lhe ajudado!

    Abraço!

    Mônica

    ResponderExcluir
  43. Olá pessoal do Crase!!
    Me ajudou muito esse resumo, era o que eu procurava...


    Muito obrigada!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  44. Muito bom! Preciso fazer um teatro sobre esse livro.
    Me ajudou muito!
    Atenciosamente.
    Bruno

    ResponderExcluir
  45. Olá, Bruno!

    Obrigada! Fico feliz que você tenha gostado!

    Bom trabalho!

    Mônica

    ResponderExcluir
  46. Olá, Mônica,
    Na versão que li, a "original", o nome título é Cawdor, na versão que tu leste o nome é mesmo Cowdor ou foi um deslize?
    Ah!, e notei que Banquo foi morto antes do rei Duncan no seu resumo, fato que acontece inversamente na versão que li.
    Att,

    ResponderExcluir
  47. Vou marcar a caixinha de "notifique-me", esqueci rs

    ResponderExcluir
  48. Olá, Vitor!

    Muito obrigada pela colaboração. Será feita uma errata na potagem, a fim de corrigir o erro.

    Eu já deveria ter feito isso, obrigada mais uma vez! =)


    Mônica Lima Falsarella

    ResponderExcluir
  49. Obrigadoo!! Vc me ajudou mto com esse resumo! Pois fiz uma releitura para "Macbeth Maça no mundo comestível" Bjs bjs <3

    ResponderExcluir
  50. Olá!

    Fico muito feliz em tê-la ajudado!

    Abraços!

    Mônica Lima Falsarella

    ResponderExcluir
  51. Nunca vi resumo do macbeth tão bom NOTA 9999999999999999999999999999999999999999999999999999

    ResponderExcluir
  52. Olá!, Wesley!

    Eu que agradeço a visita!

    Obrigada!

    Mônica Lima Falsarella

    ResponderExcluir
  53. Otimo resumo nunca vi melhor esse site e show! :D

    ResponderExcluir
  54. Olá, Jeferson!

    Agradeço pelo comentário e pela visita!

    Mônica Lima Falsarella

    ResponderExcluir
  55. Maravilhoso! Ajudou-me bastante, muito obrigada :)

    ResponderExcluir
  56. Olá!
    Fico feliz em tê-lo(a) ajudado!

    Volte sempre!

    Mônica Lima Falsarella

    ResponderExcluir
  57. mt bom ajudou dmais :D

    ResponderExcluir
  58. Olá!

    Fico feliz!..rs

    Obrigada,

    Mônica Lima Falsarella

    ResponderExcluir
  59. Me ajudou muito em um trabalho escolar. :D

    ResponderExcluir
  60. Melhor Resumo que achei, me ajudou muito no meu trabalho
    Amei seu site...

    ResponderExcluir
  61. Olá!

    Que bom que lhe foi útil!

    Abraço!


    Mônica Lima Falsarella

    ResponderExcluir
  62. Gostei muito, me ajudou bastante! Obrigada. Parabéns pelo resumo muito bem elaborado!!

    Luana :*

    ResponderExcluir
  63. O resumo está ótimo!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  64. Obrigada!

    Fico feliz que tenham gostado!

    =)

    Mônica Lima Falsarella

    ResponderExcluir
  65. Muito Obrigado! Me ajudou bastante , o resumo ficou ótimo!

    Igor

    ResponderExcluir
  66. Adorei, meus parabéns! Deveria postar outras obras de shakespeare!

    ResponderExcluir
  67. Que história trágica, chega até a ser pesada... O resumo me ajudou muito! Obrigada!

    ResponderExcluir
  68. Gostei muito, resumo completo e detalhado, Parabéns

    ResponderExcluir
  69. Parabéns ficou ótimo a organização e tudo mais

    ResponderExcluir
  70. valeu salvou meu trabalho de redação

    ResponderExcluir
  71. Muuuuito legal ! uma mão na roda.
    Parabéns pelo resumo maravilhoso

    ResponderExcluir
  72. Muito bom esse resumo, os preguiçosos que vão amar

    ResponderExcluir
  73. Estou fazendo High School nos Estados Unidos, e minha classe de Inglês está lendo o livro, mas não consigo entender muita coisa, afinal não domino a linguá, quem dirá ler um livro de Shakespeare William em inglês. Então muito obrigado, foi de grande ajuda.

    ResponderExcluir
  74. Excelente síntese! Vc consegue resumir sem subtrair ! Parabéns !

    ResponderExcluir
  75. Oi. Estou indo assistir ao filme Macbeth. Sou maluca por Shakespeare.

    ResponderExcluir
  76. Sou apaixonado por este livro e este resumo de Macbeth está impecável.

    ResponderExcluir
  77. Olá! É a minha peça preferida dele!

    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  78. Parabéns pelo site precisa ler o livro de Macbeth para uma apresentação teatral em um Soliloquy e com esse resumo consegui entender muito bem a obra obrigado

    ResponderExcluir
  79. muito bom ajudou muito

    ResponderExcluir
  80. Muito bacana o resumo. Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  81. Oi! tb adoro o Shakespeare, e gostaria de saber se vc tem outros resumos sobre pois não acho! obr -A

    ResponderExcluir
  82. Simplesmente sensacional me salvou para a prova do livro. Obrigado!!!!!

    ResponderExcluir
  83. Muito bom obrigado pelo resumo ajudou muito tive a ler os comentários e so uma pergunta já mudou a ordem de mortes não reparei acho que não pois não mas muito bom adorei João

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz: Comente!