INSCREVA-SE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

terça-feira, 29 de junho de 2010

"Escritores da Liberdade" - RESENHA


Oi pessoal!!

Eu havia prometido a mim mesma não postar matérias didáticas durante as férias, mas como diria minha professora Maria Cristina Barducco, que tem nada mais nada menos que 43 anos de sala aula: "Duas semanas sem ler nada, sem estudar nada, EMBURRECE". Portanto, não resisti! Dessa vez não abordaremos regras, embora seja minha paixão, e sim produção de texto, minha segunda paixão. 

Especificamente, o tema hoje é: RESENHA.


Abaixo, segue uma resenha crítica do filme "Escritores da Liberdade", feita por mim. 

"Escritores da Liberdade" - RESENHA - Mônica Lima Falsarella


Escritores da Liberdade (UIP - EUA, 2007 -122 minutos), dirigido por Richard Gravenese, é um filme dramático e proporcianalmente emocionante, que conta os desafios que Erin Gruell (Hillary Swank) enfrentou no início de sua carreira como professora de Literatura Inglesa para jovens negros e asiáticos na América. 

Além de sofrer inicialmente objeção de seu pai e, posteriormente de seu marido em tentar reverter o quadro de completo caos na sala 203, na qual preconceitos raciais e rivalidade entre gangues e predominavam, Erin sofreu também exaustiva oposição da diretoria da escola, do professor que lecionava para séries mais avançadas, bem como pela diretoria do conselho Educacional.

Tais desafios pareciam mais um combustível pra a determinação de Erin, que utilizou um método consideravelmente eficaz com seus alunos, no qual foram incluídas atividades em grupo, com o objetivo de os alunos passarem a se conhecer melhor, e forte incentivo à leitura e à escrita.

A leitura do livro "O Diário de Anne Frank", para os alunos, foi um fator relevante para que começassem a ter apreço pela leitura, e, como último projeto, já que Erin deixaria de lecionar aos alunos da sala 203 nos anos seguintes, a professora sugeriu que, a exemplo do livro "Diário de Anne Frank", os alunos escrevessem cada qual seu próprio diário, contando suas vidas, o que estumulou neles o prazer da escrita.

Mais tarde, com a junção de todos os diários, foi dada origem ao livro "Diário dos Escritores da Liberdade", livro este que foi posteriormente publicado.

O resultado desse belo trabalho pedagógico não poderia ser diferente: Erin recebeu autorização para lecionar a séries mais avançadas, continuando assim, com a sua turma da sala 203 até a formatura, e, anos depois, foi autorizada a lecionar também a universitários.

No entanto, o ponto principal da história vai além do que podemos considerar concreto ou palpável. Erin Gruell mudou vidas, conceitos individuais do que é certo e errado e, principalmente, aumentou a autoestima de jovens que até então eram considerados "perdidos" ou "sem-futuro".

A determinação, empenho e abnegação de Erin em transformar vidas, nos deixa emocionados e certos de que toda situação, embora pareça desanimadora e irreversível pode ser mudada para melhor, basta ter iniciativa e coragem.




RESENHA


Definição: Resenha é um gênero discursivo que apresenta características essenciais de uma obra (filme, livro, peça de teatro, etc), com argumentos para sustentar uma opinião pessoal.

      Os resenhistas caracterizam de forma sucinta a obra, e além disso, e podem apresentar juízos de valor ("...é um filme dramático e proporcionalmente emocionante"), com o intuito de oferecer ao leitor uma avaliação mais geral da qualidade e validade dessa obra. Nesse caso, a resenha é denominada crítica, e, quando há puramente juízo de fatos ("...preconceitos raciais e rivalidade entre gangues predominavam...") a resenha é denominada descritiva.

A resenha descritiva é composta de:

a) uma parte descritiva em que se dão informações sobre o texto:

  • nome do autor (diretor)
  • título completo e exato da obra
  • nome da editora (produtora)
  • lugar e data da publicação (lançamento)
  • número de volumes e páginas (duração)


b) uma parte com o resumo do conteúdo da obra:

  • indicação sucinta do assunto global da obra (assunto tratado) e do ponto de vista adotado pelo autor (método, gênero, tom, etc)
  • resumo que apresenta os pontos essenciais do texto e seu plano geral.


Na resenha crítica, além dos pontos mencionados, entram também comentários e julgamentos do resenhador sobre as ideias do autor, o valor da obra, etc.  


É isso aí, turma! Como resenhista iniciante, espero que tenham gostado e que eu tenha convencido..rs!


Sem crises para elaborar uma resenha...



Créditos: FIORIN, José Luiz: SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação; 16. ed. São Paulo: Atlas, 2001

               Abaurre, Maria Luiza, Produção de texto - interlocução e gêneros - Ed. Moderna 2010





32 comentários:

  1. E pensar que eu nunca tinha encarado uma resenha dessa forma... Já estou até com vontade de assistir ao filme!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi André!!

    Sinal de que convenci então!!..rs

    Obrigada pela visita de sempre!!

    =)

    Môny

    ResponderExcluir
  3. Vim aqui conhecer seu blog e gostei muito mesmo, seu blog é importante em todos os aspectos.Parabéns e tudo de bom pra você, se puder visite meus blogs.
    ventosnaprimavera.blogspot.com
    palavrasnosventos.blogspot.com
    haikainosventos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Arnoldo!

    Agradeço e espero atender as expectativas! Obrigada por ser mais um seguidor. Conhecerei seus blogs também!

    =)

    Abraço,

    Mônica

    ResponderExcluir
  5. HOLA, BELHA. ESTOY MIRANDO TU BLOG. TE INVITO A Q' ME VISITES EN "VERSOS NEGROS" CREO Q' TE VA A AGRADAR. SIGO MIRANDO. LUEGO TE CUENTO. BESO.

    ResponderExcluir
  6. Olá, José!

    Obrigada pelo comentário. Visitarei seu blog sim!

    Abraço,

    Mônica

    ResponderExcluir
  7. mõnica adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da resenha...apesar de ja ter assistido o filme, gostei muitoooooo
    Parabens ...

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Que bom que gostou!!

    Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo!

    Abraço,

    Mônica

    ResponderExcluir
  10. muito boa a resenha
    parabéns!
    :)

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Agradeço muito!

    Seja sempre bem-vindo(a).

    Abraço,

    Mônica

    ResponderExcluir
  12. Oii, meu nome é izaquel, sou estudante de Letras - Português do 1° período, gostei muito do seu blog e estou seguido-o, siga-me tb. Abraços e até mais.
    Obs: há agumas palavras erradas no texto, concerteza vc não deve ter percebido. ^^

    ResponderExcluir
  13. Há, meu blog é esse: http://izaquelbydysawd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá, Bydysawd!

    Obrigada pela visita e pela dica de correção!

    Seja sempre bem-vindo!

    Abraço!

    Mônica

    ResponderExcluir
  15. oi Mônica, muito obrigado! Você me ajudou num trabalho de faculdade de tamanha importancia para mim.

    Aproveitando a oportunidade... ker casar comigo?

    ResponderExcluir
  16. oI, GOSTARIA DE PEDIR SUA AUTORIZAÇÃO PRA COLOCAR ESSA RESENHA NO NOSSO INFORMATIVO ISBET. SOMOS UMA ONG QUE TRABALHAMOS COM JOVENS DE 14- A 24 ANOS. E NOSSO INFORMATIVO SERVE PARA ORIENTAR-LOS EM SUA FORMAÇÃO HUMANA E PROFISSIONAL.

    E-MAIL: professorrocharlio@pop.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Fico feliz em terem gostado da resenha. Sintam-se à vontade para utilizá-la. Apenas peço que façam a citação do blog.

    Parabéns pelo trabalho!

    Att,

    Mônica

    ResponderExcluir
  18. assistir o filme achei mt "massa"...
    essa resenha sua é oq eu preciso para fazer meu trabalho.
    Abrç

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    A reflexão proposta no filme é realmente envolvente. Lembro que o objetivo do blog não é oferecer trabalhos prontos e sim ajudar estudantes e interessados a entender como podem desenvolver seu aprendizado. As dicas de como fazer uma resenha são ideais para serem seguidas, fornecendo ótimos resultados.

    Obrigada pela visita e pelo comentário.

    Att,


    Mônica

    ResponderExcluir
  20. Muito legal,parabens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Emanuelle.

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigada, Emanuelle!

    Seja sempre muito bem-vinda ao Crase!

    Bj

    Mônica

    ResponderExcluir
  22. Quanto ao pedido de casamento, releia o perfil da autora do blog.

    Obrigada pela visita.

    Att,


    Mônica

    ResponderExcluir
  23. gosteeeeeeeeeeeeeeeeeeee!mim ajudou muito para fazer uma resenha!

    ResponderExcluir
  24. gostei muito dessa resenha, mim JUDOU muito com um trabalho que eu tinha para fazer.
    muito obrigada, vou entrar mais vezes nesse site.

    ResponderExcluir
  25. Tive o prazer de ver o filme ontem e me tocou tanto que resolvi pesquisar mais sobre o assunto e me deparei com seus comentários (desculpe resenha).
    Com certeza volterei pois gostei do que vi.
    Abs e siga em frente.

    ResponderExcluir
  26. monica parabens pela resnha alem de ser uma moça muito bonita e inteligente sera uma bela escritora

    ResponderExcluir
  27. Olá!

    Obrigada pela participação!

    Abraço,

    Mônica

    ResponderExcluir
  28. Olá! Monica! gostei do site e da resenha cheguei a teu blog através de pesquisa que estou fazendo sobre o filme escritores da liberdade, até salvei a tua resenha para mostrar a meus alunos com os quais estou trabalho esse filme, legal teu trabalho, estou usando ele nas aulas de História do ensino médio.
    Melquiedes

    ResponderExcluir
  29. Olá, Melquiedes!

    Fico muito feliz que tenha gostado!

    Volte sempre!

    Abraço,


    Mônica Lima Falsarella

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz: Comente!