INSCREVA-SE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Internetês - GRAFIA






Oi, pessoal!

Uma preocupação dos profissionais de educação é a grafia ocorrente de abreviações em provas e concursos, devido ter-se criado um hábito de abreviar muitas palavras quando se utiliza a internet Esse foi o tema do meu vestibular: Internetês. Preparei essa matéria para mostrar que tanta preocupação ainda não é necessária. Eu disse: ainda...

Todos nós internautas, sabemos que muita coisa mudou desde que a internet começou a popularizar-se, em meados dos anos 90, no que diz respeito aos hábitos de escrita e comunicação no mundo todo. Primeiro surgiu o e-mail, depois vieram as salas de bate-papo e os comunicadores instantâneos (como ICQ e MSN) e, finalmente, os blogs e as redes sociais (Orkut, Facebook, Twitter, etc.)

O internetês - nome dado à grafia abreviada utilizada na internet - acabou se desenvolvendo e cristalizando-se à medida que a rede mundial de computadores evoluiu.
Muitas pessoas veem no internetês - essa espécie de "língua" oficial dos jovens conectados - um mal iminente, à espreita de corromper a forma padrão do idioma e de tornar o patrimônio da língua uma grande sala de bate papo, repleta de flw ["falou"], blz ["beleza"] e demais abreviações informais que, em geral, os adolescentes usam para comunicar-se.
Para João Luís de Almeida Machado, doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e editor do portal Planeta Educação, não é para todos o discernimento sobre quando e onde usar a grafia consagrada na web. Segundo Machado, referindo-se às novas gerações, a digitação rápida e a produção de mensagens instantâneas por meio de comunicadores eletrônicos concorrem com a produção de textos escritos à mão no papel.
-Para Arlete Salvador, autora de A Arte de Escrever Bem (editora Contexto). web não tem culpa de nada. Pessoas com boa formação educacional sempre conseguirão separar a linguagem coloquial da formal. Elas sabem quando dispensar os acentos e quando pingar todos os "is". Os manuais de cartas formais estão aí para provar que sempre houve uma linguagem para cada tipo de ambiente.

O que mais deveria chamar a atenção é a enorme quantidade de analfabetos funcionais no Brasil, cujo problema não á agravado pela linguagem da internet, nem tampouco solucionado, por se tratar de um problema de alfabetização. Isso vai além do tema proposto aqui. Como internauta “viciada” posso afirmar que os erros mais comuns aparecem não por culpa das abreviações, e sim, da falta de conhecimento da norma culta. Erros de grafia existentes não são ocasionados pelo uso da Web, e sim, por falta de educação formal. Uma pessoa que não aprendeu o português direito pode cometer erros independentemente do recurso de escrita utilizado: Papel ou teclado.

Porém os pais e educadores devem saber que sempre houve e sempre haverão mudanças e evolução no que se refere à comunicação, o que é positivo, porém, não se pode deixar chegar a um ponto que a gente deixe de se entender daqui a vinte anos.

Vc tb tc assim? Eu Tb! Eh pq vc tb usa a net!

Sem crises....


Matéria baseada na revista Língua Portuguesa - Editora Seguimento

4 comentários:

  1. Adorei o modo como a questão é colocada. Compartilho do mesmo pensamento. Apenas acredito que é preciso uma atenção especial dos educadores com algumas palavras que podem confundir jovens de um geração menos acostumada com a celulose. Refiro-me não às abreviações propriamente ditas, mas palavras totalmente alteradas como "entaum" [então], por exemplo. Mas adorei o texto e vou recomendá-lo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Olá, André!

    Tem razão a respeito de certas palavras!! As abreviações podem não "aparecer" numa redação ou texto formal, mas determinadas palavras devem mesmo ser motivo de preocupação, principalmente entre os jovens, como vc bem mencionou o exemplo do "entaum".

    Obrigada pela participação!

    Môny

    ResponderExcluir
  3. Oi querida! Ando te visitando com tanta frequencia... te achei sem querer e me identifiquei demais com sua forma de expor as palavras, realmente me faz viajar. Estou te seguindo no meu blog. Tem post novo lá no meu blog, comente quando poder http://decorpoalma.blogspot.com . Bjos pra ti.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Flor!!!

    Obrigada novamente pela visita!!

    Bjocas

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz: Comente!