INSCREVA-SE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Pobre, pobre, pobre de marré, marré, marré - Análise de Rimas Poéticas



Análise de Rimas Poéticas




Oi pessoal!!

Sabe identificar uma rima rica ou pobre de uma canção ou poema?
O estudo da Teoria da Literatura dá-nos a oportunidade de aprender a fazer críticas literárias. Para isso, precisamos conhecer os fundamentos do poema.

Rima: Identidade ou semelhança de sons no final ou no interior dos versos.
  • Quanto ao vocabulário:
Pobre: As palavras que rimam pertencem à mesma classe gramatical.
Ex: casa (substantivo)
brasa (substantivo)

Rica: As palavras que rimam pertencem a classes gramaticais diferentes.
Ex: sonhar (verbo)
mar (substantivo)

Rara: Palavras de terminação incomum.
Ex: unicamente
independente

Heterofônica: Quando o timbre das vogais tônicas é diferente.

Ex: estrela (timbre fechado)
vela (timbre aberto)

Imperfeitas: Quando a sílaba final tônica apresenta vogais ou consoantes diferentes.
Ex: boca
louca

Além do vocabulário, podemos estudar quanto à disposição das rimas, se são externas (no final dos versos) ou internas (no interior dos versos), além da relação delas quanto à extensão ou ao som, classificando-as como Consoantes (identidade de sons a partir da última tônica do verso, ex: encanto/canto) ou Toantes (quando há correspondência apenas entre as VOGAIS tônicas, ex: longas/sombras)

Vamos então fazer a análise de "Malandragem" cantada por nossa saudosa Cássia Eller e composta por Cazuza e Frejat?

Dica: Acompanhe a análise curtindo simultaneamente a música do vídeo. Espero que gostem, pois além de ser uma bela canção, possui muitas rimas classificadas como "ricas".



Malandragem

Cássia Eller

Composição: Cazuza / Frejat
Quem sabe eu ainda sou uma garotinha (substantivo) A

Esperando o ônibus da escola, sozinha (adjetivo) A
Cansada com minhas meias três quartos (adjetivo) B

Rezando baixo pelos cantos (substantivo) B

Por ser uma menina má (adjetivo) C
Quem sabe o príncipe virou um chato (adjetivo) B

Que vive dando no meu saco (substantivo) B

Quem sabe a vida é não sonhar (verbo) C
Eu só peço a Deus um pouco de malandragem (substantivo) D

Pois sou criança e não conheço a verdade (substantivo) D

Eu sou poeta e não aprendi a amar (substantivo) C

Eu sou poeta e não aprendi a amar (substantivo) C
Bobeira é não viver a realidade (substantivo) D
E eu ainda tenho uma tarde inteira (verso branco)

Eu ando nas ruas eu troco um cheque (substantivo) E

Mudo uma planta de lugar (substantivo) C

Dirijo meu carro tomo o meu pileque (substantivo) E

E ainda tenho tempo prá cantar (verbo) C


Legenda:

Destaques vermelhos:
Terminações das palavras que formam a rima.

Destaques verdes:
Classificação gramatical da palavra.

Destaque em azul:
Identificação dada à rima. Ex: rima A

Quanto ao vocábulo:

A: Rica (sub+adj)
B: Rica (adj+sub)
C: Rica (adj+verbo+sub)
D: Pobre (sub+sub+sub)
E: Pobre (sub+sub)

Quanto à disposição:

Todas são rimas externas e misturadas:
AABBCBBCDDCCDECEC contendo um verso branco.

Quanto ao som:

A: Consoantes
B: Toante
C: Toante
D: Toante
E: Consoante


E então, pessoal? A partir de agora, você pode analisar se as rimas dos poemas ou canções que você gosta são ricas, pobres, imperfeitas, etc!!

É claro que...

Sem crises...







12 comentários:

  1. Muito Legal a matéria, eu vivo vendo rimas pq minha mãe gosta muito e pra quem gosta de rimas e literatura de fantasia eu indico O Hobbit que é um prequel da trilogia de livros O Senhor dos Anéis que inspirou o sucesso dos cinemas, O Hobbit tem uma linguagem relativamente simples por ser direcionado para o publico infantil ( apesar de qq um poder ler tranquilamente e ainda assim se empolgar) e como nas estórias de Tolkiens está cheio de "musicas" no meio que foram interpretadas como rimas muito legais tb, vc acaba se distraindo tentando achar um som, tentando criar uma melodia nas rimas. Pra quem gosta FIKA-A-Dika.

    PS.: escrevi tudo sem ascendo pq depois da reforma da lingua desisti de tentar acertar..rs

    ResponderExcluir
  2. Oi Eriko!!!

    Que bom que gostou!! Muito boa a sua sugestão de livro! Eu não conheço e agora fiquei curiosa. Quanto às acentuações, dá uma passada na matéria sobre acentuação gráfica quando tiver alguma dúvida!! =)

    Obrigada pelo comentário e por acrescentar algo aos nossos seguidores!!

    Abção!!

    Môny

    ResponderExcluir
  3. Mônica,
    Amei a matéria e, como trabalho com literatura, tomei a liberdade de postá-la em meu blog. Espero que não se importe. Admiro muito seu trabalho, viu? Bjão.

    ResponderExcluir
  4. Oi Dani!!

    Que bom revê-la!! Sinta-se à vontade em publicar a matéria em seu blog. Obrigada pela visita!! =)

    Bjo!

    Môny

    ResponderExcluir
  5. Oi Mony
    Adorei a matéria. Ta inspirada hein, não tenho tempo nem de ouvir a música rs e vc fez a analise, muito legal viu, Parabéne pelo empenho. bjus
    manu

    ResponderExcluir
  6. Oi Manu!!!

    Eba!! Que legal receber sua visita!! =)

    Que nada, a matéria estava preparada há uns dias, mas faltava tempo para passá-la pro blog...rs

    Obrigada pela visita e pelo comentário!!!

    Bjãoooo

    Môny

    ResponderExcluir
  7. Essa matéria demonstra claramente que você aprendeu a dissecar(examinar minuciosamente) as rimas de uma música. Parabéns! =D

    ResponderExcluir
  8. Oi Josie!!!

    Amei estudar as rimas...rs

    Que bom receber sua visita e seu comentário!!

    Bjão!!!

    ResponderExcluir
  9. Excelente postagem, Mônica. Parabéns! Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Maria Lúcia!!

    Muito obrigada! Fico feliz de receber sua opinião!! =)

    Bj

    Môny

    ResponderExcluir
  11. Adorei a matéria, mas o que eu mais gostei nela foi o esquema de cores explicativo.

    Bárbaro!

    ResponderExcluir
  12. Oi André!!

    Tento usar uma didática de fácil entendimento, mesmo às vezes me considerando extremamente metódica, acho que assim fica mais fácil de entender.

    Obrigada, sempre, pela presença.

    Mônica

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz: Comente!