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sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Série Pontuação - Vírgula

Oi, pessoal!

Quero renovar os votos de feliz Ano Novo a todos vocês que, como eu, são apaixonados pelos mistérios da Língua Portuguesa.

Nossa primeira matéria do ano dará início de uma série de postagens referentes ao uso adequado da pontuação. Em situação de fala, naturalmente, os falantes entonam a  voz à medida que expressam emoções.  Porém, na escrita, a aplicação da pontuação ou a falta dela, pode comprometer a mensagem que se deseja transmitir.

Sabemos que, quem escreve (na Linguística, chamado de emissor), escreve para alguém. Portanto, o principal interesse é que o leitor (na Linguística, chamado de receptor) entenda a mensagem (na Linguística, chamada de código, nesse caso, a Língua Portuguesa). Com o uso bem aplicado da pontuação, a escrita se aproximará mais da fala, permitindo uma assimilação mais clara e correta.

Leia no texto a seguir um bom exemplo disso:


Pontuação: Um detalhe pode mudar todo o sentido.


Um homem rico estava muito doente, pediu papel e caneta, e assim escreveu:
“Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres”.
Morreu antes de fazer a pontuação. Para quem ele deixava a fortuna?


Eram quatro concorrentes. O sobrinho fez a seguinte pontuação:

“Deixo meus bens à minha irmã? Não, a meu sobrinho.

Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres”



A irmã chegou em seguida e pontuou assim, o escrito:

“Deixo meus bens à minha irmã, não a meu sobrinho.

Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.”



O alfaiate pediu cópia do original e puxou a brasa pra sardinha dele:

“Deixo meus bens à minha irmã? Não! Ao meu sobrinho jamais! Será paga a conta do alfaiate.

Nada aos pobres.”



Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação:

“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres.”


Então vamos por partes, começando por sua definição:

PONTUAÇÃO: É utilizada na escrita para indicar várias possibilidades de entonação de fala, além de ajudar a expressão de pensamentos, sentidos e emoções.


Sinais de pontuação:

Vírgula

Ponto-e-vírgula

Dois-pontos

Reticências

Ponto de interrogação

Ponto de exclamação

Ponto Final

Aspas

Parênteses

Travessão


Vamos começar com a VÍRGULA. Temos no blog outra postagem relacionada, mas nesta matéria teremos todos os seus pormenores na gramática.




Assista ao vídeo:










Para o entendimento sobre o uso da vírgula, precisamos saber que seu emprego exige obedecer às normas dos períodos, que são classificados como SIMPLES e COMPOSTO.

Período Simples:


Emprega-se vírgula no período simples:

     1) Para separar, numa enumeração, os termos com a mesma função sintática.

Atenção: Não use a vírgula se, antes do último termo da enumeração houver conjunção aditiva “e”.

Gosto da culinária japonesa, italiana e brasileira.



2)      Para separar o aposto:

José Saramago, escritor português, foi homenageado também no Brasil.



3)      Para separar o vocativo:

Boa tarde, Sr. Paulo...



4)      Para separar os adjuntos adverbiais antepostos:

Durante o Réveillon, em Copacabana, não choveu.



5)      Para separar nomes de lugar, em datas e em endereços:

Santo André, 14 de janeiro de 2011.
Avenida dos Estados, 1000.


6)      Para separar palavras ou expressões explicativas:

O aluno titubeou, isto é, não entendeu de pronto a matéria.



7)      Para indicar a supressão de um verbo (zeugma):

Eu prefiro suco, e ele, refrigerante. (prefere)



Não se emprega vírgula no período simples nos casos:

1)      Entre o sujeito e o predicado:

As chuvas de verão   causaram alagamentos em todo o Brasil.
              Sujeito                                                        Predicado



2)      Entre os verbos e seus complementos:

Os ativistas preocupam-se     com o desmatamento.
                Verbo                                      Complemento




3)      Entre o nome e seus adjuntos adnominais e complementos nominais.

A saudade    dos amigos   deixava-o melancólico.
Nome                    adj. adnominal




4)      Entre dois termos ligados por nem, ou ou e:

Não esperou a mim nem a você.
Escolha cerveja ou vinho.

Período composto:

- Emprega-se vírgula no período composto nos casos:

1)      Para separar orações coordenadas não ligadas pela conjunção aditiva e:

Viajou durante as férias, foi visitar os parentes.



2)      Para separar orações, coordenadas pela conjunção aditiva e, que apresentam sujeitos diferentes:

Fiz o pedido, e comemos juntos.



3)      Para separar orações subordinadas adjetivas explicativas:

Seus comentários, que são brilhantes, interessam a todos.



4)      Para separar orações subordinadas adverbiais, sobretudo quando antepostas à principal (e, de modo geral, separar as orações subordinadas quando estão deslocadas ou intercaladas):

Embora vivesse no interior,  conhecia a agitação dos centros urbanos.
Subordinada adverbial concessiva



5)      Para separar orações intercaladas ou interferentes:

As ofensas, disse ela, foram graves!




Não se emprega vírgula no período composto nos casos:


1)      Entre a oração principal e a oração subordinada substantiva:

A família decidiu que voltaria para São Paulo.



2)      Para separar a oração subordinada adjetiva restritiva intercalada na oração principal:

O estágio que fiz nessa empresa foi proveitoso.
                                                           


3)      Entre duas coordenadas ligadas pela conjunção aditiva e com o mesmo sujeito:

A reunião foi longe e terminou após o expediente.





Por enquanto é isso, pessoal! O uso da vírgula foi explicado com todos os pormenores gramáticos!

Nossa próxima matéria falará sobre o uso correto do ponto-e-vírgula.



Sem crises...



Fonte: Gramática em texto. Leila Lauar Saramento – Ed. Moderna.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Feliz 2011!!!



              Agradeço aos leitores e seguidores do blog pela presença e pela confiança que depositaram  nesse trabalho durante o ano de 2010. 

          Em cada matéria postada aprendo muito também! Portanto vamos continuar aprendendo e somando conhecimento em nossas vidas no ano que se inicia!


        Desejo que o ano de 2011 seja repleto de alegrias, realizações, paz, saúde e amor para todos!



Sem crises...


Mônica 

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Entrevista

Oi, pessoal!!

Recentemente, fui convidada através de um comentário no blog, pela estudante de Jornalismo da UNAERP, Bruna Zanuto, a conceber uma entrevista para um trabalho acadêmico muito interessante, que tratava de blogs auxiliam no processo de tirar dúvidas sobre as mudanças da reforma ortográfica.

Para mim foi um prazer participar, e agora quero dividir com vocês! Confiram o convite, a entrevista completa e, nesse link, o trabalho finalizado e publicado na agência de notícias da universidade:










Nome completo: Mônica Lima Falsarella
Formação:
Graduanda do 3º semestre em Letras Português/Inglês (1 º sem. 2011)
Função dentro do blog:
Redatora
Há quanto tempo existe o blog?
1 ano e 2 meses
De qual cidade você é? Santo André - SP

-Como surgiu a ideia de fazer um blog relacionado à Língua Portuguesa?
A ideia acerca do blog surgiu quando eu mesma me deparei com dúvidas em relação à hifenização, de acordo com as novas regras ortográficas. Realizei pesquisas e visitei sites muito bons. O desejo de ingressar na faculdade de Letras surgiu instantaneamente, e com ele a vontade de dividir conhecimento com quem tivesse interesse. A criação do blog foi despretensiosa, pois eu nunca imaginei que ele seria uma referência de estudos em mais de 220 diferentes cidades do Brasil, tendo agora cerca de 1500 acessos ao mês.
-Há um grande interesse dos internautas em relação à nova grafia?
Sim. A reforma ortográfica gera muitas dúvidas.

-Quais são as dúvidas mais frequentes?
Utilizo o Google Analytcs como ferramenta de acesso às palavras-chave utilizadas pelos internautas nas buscas no Google, que resultam em acessos ao Crase sem Crise. A palavra campeã é "crase", talvez pelos caracteres da palavra, que direcionam ao blog, mas a procura através das palavras "reforma ortográfica" aparece em segundo lugar.

-Em média, quantas dúvidas são postadas na página virtual?
O púbico que acessa o Crase sem Crise tem o hábito de enviar dúvidas por e-mail. Há uma frequencia semanal de perguntas, e quando estas servem de base, elaboro matérias específicas.

-Qual o perfil das pessoas que mais acessam e tiram dúvidas via internet? (universitários, colegiais, vestibulando, concurseiros).
Todas as pessoas que precisam ou gostam de escrever, independentemente de faixa-etária, porém, o acesso durante o ano letivo é consideravelmente maior do que durante as férias, o que evidencia que os estudantes são o principal púbico-alvo. O blog contém matérias que atingem tanto estudantes universitários como de ensino fundamental e médio, além conter dicas para vestibulandos, concurseiros e profissionais do ramo empresarial.

Você acredita que é importante a internet como ferramenta auxiliar na divulgação e ensino da Nova Reforma Ortográfica?
Sim. A internet revolucionou a comunicação no mundo, facilitando a vida das pessoas em muitos segmentos, e não poderia ser diferente na educação. São muitas mudanças que, por sua vez, geram muitas dúvidas até mesmo aos gramáticos e literatos e, sendo a internet uma ferramenta de fácil acesso, permite que as respostas sejam encontradas de forma rápida.

-Como é organizado o trabalho no site, para responder à demanda de perguntas?
O Crase sem Crise é administrado apenas por mim. Levo em conta a importância do tema sugerido, ou dúvida levantada, e a quantidade de perguntas relacionadas ao mesmo tema, e a partir daí eu crio a matéria. O conteúdo que estudo na faculdade também é repassado para o blog, como análise de obras literárias, etc.

-Há um guia ou manual que você segue para poder responder as perguntas dos internautas?
Sim. Utilizo livros acadêmicos como gramáticas, dicionários e outros livros cujos autores são críticos literários. Tais ferramentas me dão suporte seguro na elaboração de matérias, além de contar sempre com minhas professoras universitárias, que estão sempre prontas para tirar as minhas dúvidas. A experiência delas é o melhor manual.

-Como surgiu a ideia de ajudar os leitores que já saíram das escolas, mas possuem dúvidas da nova grafia?

A ideia do blog é ajudar a todas as pessoas que tenham dúvidas relacionadas à Língua Portuguesa, independentemente de terem terminado ou não seus estudos. A reforma ortográfica gera dúvidas até mesmo em quem lida diariamente com o ensino da nossa Língua.

-Desde quando a página virtual disponibilizou esse espaço para perguntas dos internautas?
Desde sua criação, o blog está aberto para perguntas dos leitores.

-Você acredita que se a Reforma acontecesse antes da informatização, haveria uma demora maior para as pessoas fixarem as novas regras?
Sim. Livros específicos sobre a Reforma Ortográfica ainda são novidade. As gramáticas geralmente têm custo elevado, e nem todas as pessoas sabem em quais livros encontrar as repostas de suas perguntas. O alcance da informação através da internet, hoje faz toda a diferença na educação.

-Quais são os pontos positivos e negativos do processo de tirar dúvidas pela internet?
O ponto positivo, como comentado, é obter respostas às dúvidas de forma rápida de qualquer lugar do mundo. O ponto negativo é que existe o risco de obter informação incompleta ou incorreta. Alguns critérios devem sempre ser utilizados pelo internauta. Deve-se levar em conta a confiabilidade e idoneidade do site ou blog acessado. Para mim é muito gratificante saber que o Crase sem Crise tem ajudado a agregar conhecimento a um número tão grande de pessoas de diversas cidades do Brasil.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Vilela, que amava Rita, que amava Camilo, que amava Rita... Análise do conto "A Cartomante" - Machado de Assis

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                                              Literatura Brasileira - REALISMO

                                    Análise do conto "A Cartomante" - Machado de Assis

                                                       Por Mônica Lima Falsarella




Síntese


A história se passa no Rio de Janeiro, em meados de 1869, e se inicia com uma conversa entre Rita, casada com Vilela, e Camilo, seu amante. Rita disse a Camilo que visitou uma cartomante, por causa do medo que sentia de perdê-lo. Camilo, cético religioso riu de Rita, e assegurou-lhe de que a amava, e que caso houvesse dúvida, seria melhor consultá-lo.
A amizade de Camilo e Vilela era antiga, mas a morte da mãe de Camilo foi o fator mais importante para que houvesse uma aproximação entre Rita e Camilo, pois Rita "cuidou de seu coração", ao passo que Vilela, seu amigo, cuidou dos procedimentos para o enterro. Durante um bom tempo de convívio, Camilo foi seduzido por Rita, e os dois se encontravam às escondidas. Certo dia, Camilo recebeu uma carta anônima que dizia que a "ventura" do casal já era sabida por todos.
Depois da carta, os encontros foram menos frequentes, o que causou mais insegurança ainda à apaixonada Rita, que procurou novamente os serviços da cartomante que, novamente, restabeleceu-lhe a confiança.
Tempo depois, após meses que Camilo não ia à casa de Vilela, ele recebeu um bilhete, no qual Vilela o chamava com urgência para ir à casa dele. Com medo, Camilo passa a suspeitar que Vilela havia descoberto seu relacionamento com Rita. Ele se dirige à casa de Vilela, porém no caminho, decide visitar a cartomante.
A cartomante tranquiliza-o, dizendo que ele poderia ir tranquilo, pois não iria acontecer nada a ele nem a ela. Camilo paga bem a cartomante, e sai maravilhado e muito mais calmo em direção à casa de Vilela.
Quando chegou a casa, mesmo antes de bater na porta, Vilela apareceu. Camilo perguntou-lhe o que queria, mas Vilela não respondeu nada. Com o rosto sem expressão, Vilela fez sinal para que Camilo e ele subissem à sala superior. Camilo gritou ao ver Rita ensanguentada e morta, então Vilela pegou-lhe pela gola e deu-lhe dois tiros e estirou-lhe no chão.

Biografia

Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, 1839-1908) nasceu no Morro do Livramento, sendo seu pai carioca, de cor escura, pintor de paredes, porém, homem de alguma instrução, e sua mãe, portuguesa da Ilha de São Miguel. Perdendo essa aos dez anos, o pai casa-se com Maria Inês, que se encarregou de sua criação, ainda depois da morte do pai, em 1851. Foi sempre autodidata. Começou como aprendiz-tipógrafo na Imprensa Nacional, depois revisor na livraria de Paula Brito e no Correio Mercantil, e a seguir redator no Diário do Rio de Janeiro. Aos trinta anos casa-se com Carolina Augusto Novais, moça portuguesa educada e de família de intelectuais. Esta faleceu em 1904 e não lhe deu filhos. Ingressando no funcionalismo público, Machado de Assis ocupou sucessivamente todos os postos, desde amanuense até diretor geral de contabilidade, em 1902, no ministério da Aviação. Apesar da serenidade que o autor aparentava, o prazer de viver tinha mesmo se esvaído com a ausência de Carolina. Em 19 de setembro, às 3h 20 da madrugada, morre Machado de Assis, vítima de uma úlcera cancerosa.

Contexto histórico do Realismo

O Realismo é uma escola e/ou movimento literário cujo início ocorreu na França. Opunha-se ao idealismo romântico, propondo uma representação, agora mais objetiva e fiel da vida humana. O romance passa a ser meio de crítica à sociedade e suas instituições, denunciando a classe burguesa e sua hipocrisia e corrupção. Era atribuído às obras um valor de documento de identidade. Personagens são criados com base na observação direta da realidade. Na Europa, seu início se deu em 1857, com a publicação do romance Madame Bovary, de Gustav Flaubert.
A burguesia começa a firmar-se. As ideias liberais provocam agitações políticas em muitos países.
Os métodos de experimentação e observação da realidade, a partir dos quais as ciências naturais se desenvolvem, passam a ser considerados os únicos capazes de explicar o mundo físico.
No Brasil, o Realismo ocorreu entre os anos de 1880 e 1900. Ainda no início desse período, o Brasil monarquista anda era um país agrário e escravocrata, ao contrário do que ocorria na Europa, onde a industrialização começava a tomar conta dos países.

Os principais fatos históricos no Brasil nesse período foram:
  • Abolição a Escravidão (1888);
  • Proclamação da República (1889);
  • Revolução Federalista – Rio Grande do Sul (1893-1895)
  • A Revolta da Armada – Rio de Janeiro (1893-1893)
  • Rebelião dos Canudos – Bahia (1896-1897)
Elementos da narrativa

Foco da narrativa: 3ª pessoa. O narrador é onisciente, o autor conhece os fatos e conta a história como observador. 


Discurso: O discurso na obra é o direto, pois o autor reproduz integralmente o diálogo.



Linguagem: A linguagem é linear, pois o tempo, o espaço e os personagens são apresentados de maneira lógica.


Importância da obra na escola literária: Realismo


Tendo em vista que romance passa a ser meio de crítica à sociedade e suas instituições, denunciando a classe burguesa e sua hipocrisia e corrupção, o conto traz o duro olhar de Machado de Assis sobre a sociedade burguesa da época.

Personagens:

Relação quanto à importância e características dos personagens na obra:

A cartomante: As características físicas da cartomante constam do fragmento: “Era uma mulher de quarenta anos, italiana, morena e magra, com grandes olhos sonsos e agudos (...) com longos dedos finos, de unhas descuradas (...).” Seu papel na narrativa é de personagem primário, pois está presente e representativa na história. É classificada também como antagonista, pois se opõe ao protagonista, sendo uma espécie de anti-herói. No que se refere ao tipo de personagem, pode ser classificada como “personagem tipo” por representar uma profissional, o de cartomante e ao mesmo tempo é “plana”, pois não demonstra grandes surpresas no decorrer de sua aparição na obra.
Camilo: As características físicas de Camilo constam do fragmento: “(...) Camilo vinte e seis. (...) era ingênuo na vida moral e prática. Faltava-lhe tanto a ação do tempo, como os óculos de cristal, que a natureza põe no berço de alguns para adiantar os anos”. Seu papel na narrativa é de personagem primário, pois está presente e representativo na história. No que se refere ao tipo de personagem, pode ser classificado como “personagem tipo” por representar um profissional, o de funcionário público, como lemos no fragmento: “Camilo entrou no funcionalismo contra a vontade do pai (...)”, e ao mesmo tempo é “plano”, pois não demonstra grandes surpresas no decorrer de sua aparição na obra.
Rita: As características físicas de Rita constam do fragmento: “(...) era graciosa e viva nos gestos, olhos cálidos, boca fina e interrogativa. Era um pouco mais velha que ambos: contava trinta anos. Seu papel na narrativa é de personagem primário, pois está presente e representativa na história. No que se refere ao tipo de personagem, Rita é “plana”, pois não demonstra grandes surpresas no decorrer da obra.
Vilela: As características físicas constam do fragmento: “(...) o porte grave de Vilela fazia-o parecer mais velho que a mulher (...). Seu papel na narrativa é de personagem secundário, pois quase não aparece atuante em diálogos no decorrer da história, porém, é o antagonista, uma espécie de anti-herói, que causa o desfecho trágico da história. 


Espaço

Há, na obra, espaços abertos e fechados, pelos quais a história se desenvolve. As ruas do Rio de Janeiro são os espaços abertos, sendo citadas por muitas vezes, fazendo com que o leitor acompanhe detalhadamente caminhos percorridos pelas personagens, como lemos no fragmento: “Esta desceu pela rua das Mangueiras , na direção de Botafogo, onde residia; Camilo desceu pela Guarda Velha, olhando de passagem pela casa da Cartomante.”
Porém, o espaço mais importante na obra é fechado, pois os principais acontecimentos da narrativa se passam dentro da moradia da Cartomante conforme lemos no seguinte fragmento:
 “(...) subiram então ao sótão, por uma escada ainda pior que a primeira e mais escura. Em cima, havia uma salinha, mal alumiada por uma janela que dava para o telhado dos fundos. Velhos trastes, paredes sombrias, um ar de pobreza, que antes aumentava do que destruía o prestígio.”


Tempo
O tempo na obra é cronológico, pois contém marcadores explícitos de temporalidade, como lemos no fragmento: “(...) numa sexta-feira de novembro de 1869(...)” ou “(...) era perto de uma hora da tarde (...)”, e, além disso, os acontecimentos da narrativa são organizados de uma forma que o leitor é capaz de organizar cronologicamente o tempo em que eles ocorreram.


Contextualização com a atualidade e conclusão

O conto “A cartomante” faz-nos refletir a respeito do destino. A vida humana, ou os fatos que vivemos, não podem ser predeterminados. Os humanos não têm necessidade de se iludir com cartomantes ou adivinhos.
Inicialmente, Camilo era cético em relação a religiões crendices. Temos isso no seguinte fragmento: “No dia em que deixou cai toda essa vegetação parasita, e ficou só o tronco da religião, ele, como se tivesse recebido da mãe ambos os ensinos, envolveu-os na mesma dúvida, e logo depois em uma só negação total. Camilo não acreditava em nada.”
            O fato é que Camilo era cético religioso, mas, talvez por desespero, passou acreditar no que a cartomante disse, e isso colaborou para que sua vida fosse abreviada.
            Podemos contextualizar “A cartomante” com os dias atuais no que se refere às ilusões que são vividas por muitos, de buscar esse tipo de ajuda, iludindo-se com oportunistas, cujos objetivos não passam de obter lucros de pessoas, geralmente desesperadas.



Bibliografia:


Assis, Machado de, 1839-1908
            A cartomante e outros contos / Machado de Assis ; orientação pedagógica e notas de leitura Douglas Tufano – 3. Ed – São Paulo: Moderna, 2004 – (Coleção Travessias)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Marília de Dirceu de Tomás A. Gonzaga- Resenha Crítica



Literatura Brasileira - ARCADISMO


Marília de Dirceu - Tomás Antônio Gonzaga




RESENHA CRÍTICA - Por Mônica Lima Falsarella
                             

            Esta resenha refere-se à obra Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga, 2ª edição 2010, Editora Martim Claret Ltda.

            O autor da obra “Marília de Dirceu”, Tomás Antônio Gonzaga, nasceu em Porto (Portugal) em 1744 e veio com sua família para a Bahia ainda pequeno. Formado na universidade de Coimbra, exerceu em Vila Rica - MG, o cargo de ouvidor. Preso como inconfidente, foi deportado para Moçambique, onde reconstituiu a vida. Lá faleceu em 1810. A obra foi escrita durante o período em que o autor estava encarcerado, e segue as normas da escola literária da época: o Arcadismo. A estrutura dos versos varia um pouco. São  estruturados em quatro sílabas, de redondilha menor e de dez sílabas ou decassílabos, de redondilha maior. A intenção era de passar ao leitor a simplicidade, também característica marcante do Arcadismo.
            O foco da narrativa é a 1ª pessoa. O autor é onipresente. Apesar de utilizar vocativos para chamar Marília, não se trata de um diálogo, portanto, é um monólogo, e o discurso é direto, pois o emissor é o narrador. Suas liras expressam a paixão que o poeta sentia pela jovem Maria Dorotéia, moça de 16 anos, com quem chegou a ficar noivo, apesar de ser bem mais velho.
            Antônio Cândido faz a seguinte citação nesse critério: "talvez a circunstância de namorar uma adolescente rica (ele, pobre e quarentão) tenha exarcebado essa tendência, que seria além disso,  exibicionismo compreensível de homem apaixonado."
            A obra é dividida em duas partes. Na primeira, as liras têm um caráter mais otimista e esperançoso. Dirceu (pseudônimo árcade do poeta) descreve Marília e a vida futura que ambos terão quando casados. A segunda parte foi composta na prisão, e nelas predominam os sentimentos de melancolia, como saudade e tristeza.
            As referências bucólicas, singelas e a criação do locus amoenus constoem um ambiente que caracterizou o Neoclassicismo. Nos versos do poema lemos referências ao gado que pasta, aos pastores nos montes, às ovelhinhas, à vida tranquila e natural.
“Marília de Dirceu” é leitura obrigatória, como todos os clássicos da literatura, principalmente por servirem de meio de informação de cultura, estilos de épocas e escolas literárias, etc. O lirismo existente em “Marília de Dirceu” é envolvente e gracioso, tanto no aspecto estético como no sentimentalismo de romance amoroso, desenvolvidos da mais bela forma por Gonzaga.
É uma declaração de amor explícita, feita em características árcades, mas que ultrapassaram seu tempo no que se refere ao aspecto estético da obra e ao sentimentalismo do Eu-lírico.
Certamente, todas as mulheres querem ser amadas como Marília, e todos os homens desejam ter uma Marília em suas vidas.



Mônica Lima Falsarella, acadêmica do segundo semestre de Letras da universidade UNIESP – Santo André.

Biografia: Abaurre, Maria Luiza M.
Literatura Brasileira: Tempos, leitores e leituras, volume único – São Paulo : Editora Moderna, 2005

http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?p=resumos/docs/marilia