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domingo, 14 de abril de 2013

Objeto Indireto: Falta com barreira!


Objeto Indireto: falta com barreira!


Como assim? O que tem a ver o futebol com a análise sintática?
É, pessoal! Foi uma nova maneira que utilizei para explicar em sala de aula a identificação dos objetos nas orações.
Qual a principal diferença entre a cobrança direta e a indireta no futebol? A barreira.

A barreira representa aqui as "preposições".

Quando há barreiras - preposições - a cobrança é indireta - Objeto Indireto.
Quando não há barreiras - preposições - a cobrança é livre, é pênalti - Objeto Direto.
Ilustração: Robson Tamas - editada


Vamos então às definições?

Objeto direto: É o complemento que se liga ao verbo sem preposição.

Objeto Indireto: É o complemento que se liga ao verbo por meio de uma preposição.

Relação de preposições: A, ANTE, APÓS, ATÉ, COM, CONTRA, DE, DESDE, EM, ENTRE, PARA, PERANTE, PER, POR (PER), SEM, SOBRE, SOB, TRÁS                                                                         

Sempre ensino aos meus alunos que antes de tudo, numa análise sintática, devemos fazer duas perguntas ao "rei", ou seja, ao verbo.
São as perguntas que determinarão (1º) quem é o sujeito e (2º) que tipo de objeto temos na oração - Sendo a segunda, o foco do nosso estudo hoje.


Exemplo de OBJETO DIRETO:
Nós fizemos passeios pelos pontos turísticos de cada região.
VERBO: fizemos

QUEM? - Nós (Sujeito)
O QUÊ? - passeios pelos pontos turísticos de casa região. (Objeto Direto)
Note que a segunda pergunta ao verbo "fazer" não foi iniciada com preposição, e sim com um artigo (o).


Exemplo de OBJETO INDIRETO:

A quantidade de turmas depende do número de alunos matriculados.

VERBO: depende
QUEM? - A quantidade de turmas (sujeito)
DE QUÊ? - do número de alunos matriculados. (Objeto Indireto)
Note que a segunda pergunta feita ao verbo "depender" não foi iniciada com um artigo, mas sim com uma preposição (DE).


O centro das atenções na sintaxe é o verbo. É o verbo quem determina o sujeito, encontra seus objetos, modos das ações, tempos, lugares, etc. O estudo da regência verbal, portanto, se faz indispensável para uma correta análise sintática, uma vez que há verbos transitivos diretos, indiretos e diretos e indiretos. Deve-se estudar também outras particularidades referentes ao Objeto Direto, como os preposicionados e pleonásticos.
Nesta matéria, facilitamos apenas uma identificação simplificada.


É isso aí, turma! Até a próxima!!


Mônica Lima Falsarella




Fonte: Gramática em Textos  - Leila Lauar Saramento - Editora Moderna.

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