
Oi, pessoal!
A primeira matéria do Crase sem Crise – “E agora, José?” – tratou sobre o tema do Acordo Ortográfico. Independente de acharmos o tal acordo bom ou ruim, uma coisa é certa: precisamos nos adaptar a ele. Enquanto estou digitando essa matéria no Microsoft World algumas linhas apontam erros que ficaram pra trás com as novas regras, como exemplo a palavra “ideia” (sem acento). Pensando nisso a Microsoft disponibilizou um pacote de atualização que permite que seu Office trabalhe com as novas regras da reforma ortográfica. Clique aqui e veja a apresentação da Microsoft.
Algumas empresas já se adaptaram às novas regras, como no caso da Vulcabrás|Azaleia. Já outras ainda precisam se adaptar, como exemplo a CIA MÜLLER, fabricante da cachaça 51, que utiliza o slogan “Uma boa idéia”.
Confesso que ainda me confundo bastante, principalmente em relação à hifenização, (uso do hífen) portanto caso algum erro seja encontrado, aceito prontamente correções. Nesse post vamos relembrar tais regrinhas.
Vamos lá?
Vamos lá?
Fonte: G1
Pessoalmente, tenho maior dificuldade com o hífen também, mas o que mais me incomoda é o desaparecimento do acento diferencial. Pode parecer pouco, mas atrapalha demais a leitura.
ResponderExcluirAcho que não precisavam ter modificado essa parte.
Valeu pelo texto. Muito instrutivo como costumeiramente é.
Oi, André!!
ResponderExcluirComo diz o professor Pasquale: "Ainda há muitas nuvens nesse céu." A exclusão dos diferenciais também me incomoda, principalmente na leitura:
-Que para lhe dizer a verdade a gente para pra pensar. (rs)
(rs)
Obrigada!!
Môny
Com certeza a minha maior dificuldade é com as palavras que antes eram acentuadas e agora não mais. Também não gosto desse novo Acordo, pois mal aprendi o Português correto, na verdade, nem aprendi e já tenho que estudar novamnete. Vivendo e aprendendo. Sempre te visitando Mõny, estudar pra concurso e aprender o Português correto rs.
ResponderExcluirBeijos minha linda
Oi bela!!
ResponderExcluirPera lá heim!! Escrever bem é um dom que você tem desde sua infância!!! Viver e aprender é algo que acomete a todos nós, pelo menos deveria ser assim. Eu, a cada dia, a cada matéria que escrevo, em cada blog interessante que entro aprendo também. Seus textos me emocionam!!!
Sobre o acordo, também acho que no mínimo chegou numa hora errada, pois a maioria da população ainda já sofria de carência nesse sentido.
Obrigada pelas visitas constantes!!
Beijo!!!
Môny
não tenho a intenção de me desfazer dos meus livros antigos nem de deixar de comprar livros antigos em sebos por causa desse acordo ortográfico, então a necessidade de atenção constante para não adquirir sem querer hábitos em "desacordo" linguístico existe, no demais, é como disse o João Ubaldo: "esse acordo não inflói nem contribói", de qualquer forma minha cuca matuta vai precisar voltar a esse assunto :O)
ResponderExcluir